terça-feira, 15 de março de 2011

CRISE NUCLEAR PODE AFECTAR PORTALEGRE?

Central de Almaraz - Cáceres

É do conhecimento geral que em Portugal não existem Centrais Nucleares. Mas o que agora se está a passar no Japão, fez-me despertar, novamente, para esta temática, a propósito de uma Central Nuclear a pouco mais de 100Km de Portalegre. Na verdade, existe uma a funcionar desde 1982 em Almaraz, Província de Cáceres, em Espanha.
Veio-me à memória uma deslocação que efectuei a Cáceres, em meados de Julho de 2007, quando, pasmado, me deparei com transeuntes usando máscaras de protecção. 
Conhecedor da existência da Central desde Setembro de 1982, quando ali passei no regresso de férias, perguntei se a utilização das máscaras tinha algo a ver com Almaraz. Responderam-me que sim pois os níveis de radiação estavam um pouco acima do normal, desde o incidente havido em Julho passado e, por isso, os "Extremeños" (habitantes da Extremadura Espanhola) tinham-se manifestado no sentido de que a Central fosse encerrada até finais de 2010, por constituir uma ameaça constante e ser impeditiva de desenvolvimento.
Pelo que sei, a Central mantem-se em funcionamento nesta data. Por isso, levanto a questão que me parece, salvo melhor opinião, pertinente:
OS PORTALEGRENSE NÃO TERÃO O DIREITO DE SEREM INFORMADOS, PELO GOVERNO PORTUGUÊS, DE COMO DEVEM ACTUAR NO CASO DE SURGIR UM ACIDENTE NUCLEAR DO NÍVEL 6 OU 7 DA ESCALA INTERNACIONAL DE EVENTOS NUCLEARES E RADIOLÓGICOS?
É que, pelo facto de não existirem Centrais Nucleares em Portugal, há Portugueses, embora do interior do País, que estão sujeitos a serem vítimas do que possa acontecer.
Manuel Alberto Morujo
(Portalegre, 13 de Março de 2011)


Sem comentários:

Enviar um comentário