sexta-feira, 11 de março de 2011

NORTE ALENTEJANO REELEITO PRESIDENTE DO T.C.EUROPEU

Dr. Vítor Caldeira

Foi reeleito, no passado dia 9, o Presidente do Tribunal de Contas Europeu. A notícia não teria interesse de maior, se não se tratasse do Juiz Português, Vítor Manuel da Silva Caldeira, nascido em Campo Maior, em 1960.
Mas, desde tenra idade, saiu daquela Vila Alentejana, dada a circunstância da sua Mãe ter sido colocada, na Vila de Marvão, como Chefe da Estação de Correios local. Ali tirou a Instrução Primária tendo, posteriormente, frequentado o Ensino Secundário, em Portalegre. Mais tarde foi para Lisboa onde fez a Licenciatura em Direito, na Universidade Clássica de Lisboa e uma Pós-Graduação em Estudos Europeus, pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. O Dr. Vítor Caldeira, que em Janeiro de 2008 se tinha tornado o décimo Presidente da Instituição, foi reeleito pelos vinte e sete membros do Tribunal (por voto secreto) por durante o seu primeiro mandato ter "dirigido a reforma da estrutura e do processo de tomada de decisão do Tribunal, através da introdução de um sistema de câmaras, tendo estas reformas optimizado a gestão do Tribunal, tornando-o mais eficiente e apto a utilizar os seus recursos da forma mais eficaz".
Conhecendo-o há muitos anos e sendo seu amigo - como aliás sou dos seus cunhados, Drs. João José G. Esteves e José Fernando G. Esteves - endereço-lhes as maiores felicitações, com o orgulho de ver um nosso conterrâneo, Norte Alentejano, no desempenho de tão altas e importantes funções, no espaço da União Europeia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário