terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O ROSSIO, EM PORTALEGRE, ONTEM...E HOJE



Década de sessenta,em Portalegre. O "Plátano" era um local de encontros gastronómicos, de grandes negócios e de bom convívio no "snack". Uma parte importante da economia local, e regional, era aqui tratada, e celebrada, à volta de um belo repasto - quase sempre sobre a orientação da D. Maria Helena e com a simpatia do Sr. José Henriques que circulava por todo o espaço cumprimentando os presentes. 




Também o Café Facha fazia parte dos "centros empresariais" de Portalegre. Tal como no Café Luso, ali ao lado, nas quartas-feiras e, principalmente nos sábados, as mesas estavam a abarrotar de gente, vinda de muitos lados, para efectuaram os seus negócios, nomeadamente na área da agricultura e seus congéneres.




E ali, debaixo da centenária árvore do Plátano movimentavam-se "contos de réis" com a mesma simplicidade com que se puxava de um cigarro ou se lia a carta de um amigo que estava na "guerra" além-mar.




2016. Depois de vários anos ali ter estado instalado um Banco, o local continua a ser frequentado pela população local, e da região (incluindo Espanha), onde se realizam grandes negociatas...à chinesa.





Sem comentários:

Enviar um comentário