segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O MUNDO DAS TREVAS


QUI DESIDERAT PACEM, PRAEPARET BELLUM, frase de origem latina que, na língua de Camões, significa QUEM DESEJA A PAZ, PREPARA A GUERRA. Que ironia do destino! Passados vinte e quatro séculos, parece actual. Que contradição tão grande!
Ao longo de séculos de história a humanidade viveu conflitos bélicos de vária natureza. E, se esses conflitos resolveram e definiram pontualmente a posição dos antagonistas, não deixa de ser certo que também transportaram, ao longo dos tempos, ódios e vinganças. Alguns exemplos foram as lutas entre Atenas e Esparta pelo domínio da Grécia (século V a.C.) e de Cartago e Roma pelo domínio do Mediterrâneo (séculos III e II a.C.); as Guerras levadas a cabo para a constituição do Império Romano (finais do século l a.C. e o século V d.C.); as Guerras que decorreram na Idade Média entre a queda do Império Romano e o século XV, período durante o qual se constituíram outros Impérios como o Bizantino. Este, que acabou por ser conquistado no século XV pelos Otomanos (Muçulmanos Turcos), permaneceu até ao século XX, após o fim da l Grande Guerra Mundial.
Lembremos ainda a Guerra dos Cem anos (1337-1453) entre Ingleses e Franceses, a Guerra dos Trinta anos (1618-1648) cuja origem esteve no expansionismo Francês, o mesmo que levou às campanhas Napoleónicas (1800-1815). Já no século XX, para além das duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), conflitos como a Guerra Civil Russa (1918-1920), a Guerra Civil de Espanha (1936-1939), a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) com o objectivo de conquistar a Coreia e a Manchúria, a Guerra do Vietname (1960-1975) antiga colónia Francesa na Indochina em que o Norte, comunista, tentou apoderar-se do Sul, não comunista e apoiado pelos Estados Unidos da América. Mais recentemente, não devemos esquecer a Guerra Irão - Iraque (1980-1988), a Guerra do Golfo (1991), o massacre do Ruanda (1994) e a Guerra do Kosovo (1998). Poderia, quase interminavelmente, citar outros exemplos. Mas entendo ser evitável. Olhemos apenas o período que decorreu desde o final da II Grande Guerra.
O clima de hostilidade permanente entre os Estados Unidos da América e a ex-União Soviética, também conhecido pela Guerra Fria, levou a um estado de desconfiança e espionagem que, embora nunca tenha levado a uma guerra armada, criou uma nítida polarização do Globo que atingiu outras disputas internacionais, da qual se destaca o conflito Israel - Árabe. Este último, que dura desde 1948 - altura da criação do Estado Judaico, constituído por 80% de Judeus e 20% de Árabes - levou à divisão entre o mundo ocidental e o mundo islâmico. Culturas antagónicas, as quais se chocam nas suas práticas.
Depois de uma pequena retrospectiva rápida e elucidativa, a actualidade apresenta-nos convulsões e medos, dúvidas e verdades - com a total falta de dignidade e de respeito pela natureza humana - que deverá servir para reflectir sobre as regras que a cultura da interacção social desenvolveu, assim como a relatividade entre o Bem e o Mal. Onde está a verdade, se é que ela existe, no acto de praticar a guerra? Efectivamente, o choque de civilizações, que é evidente ao longo da História da Humanidade, só por si não justifica o que aconteceu, que acontece e que acontecerá, certamente. Em muitas circunstâncias as perspectivas de vidas nulas leva a que as pessoas sejam mais receptivas às influências do fanatismo, nomeadamente o religioso. E, este fanatismo, não se combate fazendo a guerra. Combate-se, isso sim, contrariando as situações de pobreza, de exploração do homem pelo homem, de respeito pela dignidade humana e pelos direitos do ser humano. Não é fazendo a guerra por um lado e não apoiando as populações indefesas e miseráveis, por outro. Não é fortalecendo e enriquecendo as indústrias de armamento e farmacêuticas por um lado e, por outro, assinando tratados de cessação de corrida aos armamentos sem eficácia. Provavelmente, a solução só será encontrada quando o homem se destruir a si próprio. E quem nos garante que já estivemos mais distantes disso acontecer?

(Manuel Morujo)
SEMANÁRIO FONTE NOVA 10.11.2001

Sem comentários:

Enviar um comentário