terça-feira, 15 de janeiro de 2013

INCORRECÇÕES DOS OPINION´S MAKERS

MIGUEL SOUSA TAVARES EMITIU UMA OPINIÃO INCORRECTA
EDIÇÃO DA SIC DE 14 DE JANEIRO DE 2013 

Emitir opinião no seio de familiares ou amigos, não é o mesmo do que emiti-la em espaços públicos ou na comunicação social. E, muito maior relevo tem, quando é feita nos órgãos de Comunicação Social Nacional, nomeadamente na Televisão. Por isso o cuidado deve ser redobrado e preparar-se antes de dizer "atoardas"
O que Miguel Sousa Tavares, com aquele seu ar de impaciente, indignado e irritado afirmou ontem no seu comentário, não corresponde à VERDADE e só poderá contribuir para que a opinião pública entenda que os Funcionários e Pensionistas da Administração Pública são os responsáveis do enorme "cancro" das finanças públicas.
Efectivamente, não está em causa de que, em termos genéricos, a ADSE é um Regime de Protecção da Saúde dos mais favoráveis existentes em Portugal. Mas a incorrecção de Sousa Tavares prende-se com o facto de ter afirmado de que os Funcionários Públicos descontam, apenas, 1,5% para a ADSE e os outros trabalhadores, 11% para a Segurança Social. 
Importa repor a VERDADE, senhor COMENTADOR, pois comparou a Protecção da Saúde do sector  público, com a Protecção Social, do sector privado, o que não é correcto pois não se devem comparar "alhos com bugalhos". Vejamos:
1- Os Funcionários Públicos descontam 11% para a Caixa Geral de Aposentações (área social, nomeadamente, para as pensões) e 1,5% para a ADSE (área de protecção da saúde);
2- Os trabalhadores do sector privado descontam, efectivamente, 11% para a Segurança Social (área social, nomeadamente, para as pensões, subsídios de desemprego e outros). Para a protecção da saúde (medicamentos, internamentos, consultas e outros) a verba é obtida através de receitas próprias e dos impostos "arrecadados" pelas Finanças. Portanto, e de modo a sermos mais exactos, os Funcionários Públicos descontam mais do que os Trabalhadores do sector privado e ainda contribuem, com os seus impostos, para o Serviço Nacional de Saúde. 
    

1 comentário:

  1. E os aposentados da CGA descontam 1,5% para a ADSE, tal como os funcionários públicos, e não 1% como o DN referiu ontem

    ResponderEliminar