quinta-feira, 14 de abril de 2011

PIGS, PIIGS ou PIIGGS?

Ora vamos lá a ver se nos entendemos. Estas coisas dos acrónimos - mais vulgarmente conhecidos por siglas - fazem parte do nosso dia a dia, muito embora a maioria das vezes sejam incorrectamente utilizados. 
Vem isto a propósito de, nos últimos tempos, ouvirmos dizer que Portugal faz parte dos Países PIGS (Porcos), o que não é nada lisonjeiro para nós, convenhamos. Efectivamente, trata-se de um acrónimo já usado há muitos anos, mais propriamente desde 1990, quando era 1º Ministro em Portugal o actual Presidente da República. Como surgiu então?
Àquela data, em alguma imprensa britânica, surgiram comentários e críticas sobre o encaminhamento que estava a levar a economia de quatro Países do Sul da Europa, Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain), cujas iniciais originaram a sigla PIGS
Foi também apelidada de "economia porcina" devido ao facto de ela se ter desenvolvido na base do recurso ao crédito a Bancos Europeus, ao mesmo tempo que aumentava o consumo na sequência do aumento das remunerações (principalmente no sector do Estado e Empresas Públicas). A isto se contrapôs a diminuição das exportações (menos competitivas), por não ter havido uma reformulação adequada, principalmente nos sectores tradicionais da indústria portuguesa, como foi o exemplo da vertente têxtil, assim como a valorização da moeda. 
Volto a recordar que era 1º Ministro, em Portugal, o Professor de Economia, Aníbal Cavaco Silva.
O acrónimo surgiu novamente nos jornais Britânicos, nomeadamente no Financial Times e The Economist, quando a crise financeira surgiu em 2008 voltando a ser utilizada por a dívida soberana (contraída pelo Estado) e o défice público (as receitas menores do que as despesas) terem chegado a valores negativos preocupantes, como hoje podemos constatar, devido aos níveis de endividamento. 
Entretanto àqueles quatro Países veio juntar-se-lhe a Irlanda e daí o surgimento da sigla PIIGS. Mas o mais curioso é que, muito recentemente, também a Grã-Bretanha surge neste lote de Países e a sigla, que corre nos média britânicos, é agora PIIGGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia, Grã-Bretanha e Espanha).
Como nota final, relembro que, durante os últimos vinte anos, vários governantes contribuíram para alimentar a nossa "economia porcina" como continua a ser conhecida lá por fora. Mas do que não restam dúvidas é que o edifício, que agora vemos "desmoronar", teve uns alicerces muito mal projectados e construídos. E quando assim é...alguém se terá de sacrificar para o voltar a edificar. Neste caso O POVO PORTUGUÊS que, ao que parece, "lá vai cantando e rindo", como no tempo da "outra senhora".
Manuel Alberto Morujo
(14/05/2011)


                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário